segunda-feira, 17 de junho de 2013

Plano de aula turma 6

Plano de Aula: Frações.

Justificativa:

Este plano propõe uma investigação sobre as relações de ordem entre frações e operações com frações para o ensino dos conceitos da matemática ensinada na escola, especificamente para os conceitos de frações trabalhados geralmente em sextos anos do ensino fundamental. O objetivo principal é analisar e compreender as potencialidades pedagógicas da aprendizagem de conceitos por meio das relações de ordem e operações.

Objetivos: 

- Reconhecer a necessidade de utilização de outros números em situações em que os números naturais não são suficientes para exprimir o resultado de uma divisão.
- Utilizar diferentes registros (desenhos, esquemas, algoritmo) para representar resultados que não podem ser expressos por um número natural.
- Estabelecer relações entre divisão e frações. 
- Reconhecer a equivalência entre escritas fracionárias. 
- Localizar números fracionários entre inteiros.

Conteúdos:

- Relações de ordem entre Frações.
- Operações com números racionais como expressão do resultado da divisão de dois números naturais.

Tempo estimado:
Seis aulas. 

Metodologia:
Investigue o que o aluno sabe sobre divisão. Altere o material a ser usado para mobilizar o raciocínio, propondo a mesma atividade com uso de blocos de madeira e tampas de garrafa. Inicie o trabalho com os números racionais partindo de situações que envolvam as ideias de medir ou repartir igualmente, especialmente nos casos em que os alunos têm de agir sobre o resto da divisão. Isso permite que eles reconheçam a necessidade de ampliação do conjunto dos números naturais, pois têm de decidir se podem ou não continuar a divisão de acordo com o contexto.

Estratégias:

1)    Inicie a sequência dividindo a turma em duplas e propondo que resolvam os problemas abaixo.

a)     Os números a seguir se encontram entre 0 (zero) e 3:
3/7; 8/3; 4/5; 11/4; 21/35; 1 5/7; 9/5; 17/7; 14/5 e 11/9.
Localize-os na coluna correspondente:
Frações/Intervalos
Entre 0 e 1
Entre 1 e 2
Entre 2 e 3
3/7



8/3



4/5



11/4



21/35



1 5/7



9/5



17/7



14/5



11/9



2)    Após a divisão convide alguns grupos para expor o procedimento que eles realizaram para resolver a atividade. Justificando cada resultado.
3)    Em seguida, organize uma discussão coletiva sobre de que modo cada grupo decidiu em qual das divisões era possível continuar repartindo o resto. Assim, os alunos podem compreender que, apesar dos problemas serem resolvidos por uma mesma conta, não é possível continuar a divisão em ambos os casos. 
4)    Elaborem um registro sobre o conteúdo para anexarem no caderno ilustrando os pontos essenciais para estudo da fração.
5)    Resolver os exercícios organizando um comentário sobre o procedimento utilizado para chegar ao resultado. (Pode-se utilizar desenhos, esquemas), mas não deixe de justificar as respostas dos exercícios.
a) Nove balões foram distribuídos entre quatro crianças e todas receberam a mesma quantidade de balões. Quantos balões cada criança receberam? 
b) Nove chocolates são repartidos igualmente entre quatro crianças. Qual é a quantia de chocolate que cada criança recebeu? 
6)    Percorra as duplas para observar as estratégias que os alunos utilizam para resolver as questões, bem como os registros realizados. Observe também se as duplas reconhecem que ambos os problemas estão representados com os mesmos números e podem ser resolvidos com uma mesma conta. 
7)    Entre que números inteiros se localizam as seguintes frações? 47/4, 28/3, 33/7, 84/9, 9/5, 85/12, 125/10. Para resolvê-los, os alunos terão que lançar mão de seus conhecimentos sobre a localização de frações entre inteiros. Para tanto, eles devem decompor a fração dada como sendo a adição de frações equivalentes a números inteiros mais a fração restante. Tomemos, como exemplo, a localização de 11/4. Este número pode ser desmembrado como 4/4 + 4/4+3/4, ou seja, 2+3/4, o que leva a concluir que 11/4 está entre 2 e 3. A análise dessa estratégia pode levar a procedimentos mais econômicos, como por exemplo, a pergunta quantas vezes 4 "cabe" em 11? Isso permite expressar mais diretamente 11/4 como soma de 8/4 + 3/4.
8)    Proponha outras operações envolvendo situações de repartir. Por exemplo: dividir igualmente sete folhas de papel entre três crianças e sete canetinhas para três alunos. Observe se os alunos identificam a divisão como a operação que propicia a resolução dos problemas e se reconhecem em qual dos problemas propostos é possível continuar a dividir o resto. Na apresentação dos diferentes registros que os alunos utilizaram, verifique se já aparece a linguagem matemática que equivale aos registros pictóricos: 2 1/3 ou 7/3. Apoiado nesse e em outros exemplos, apresente uma primeira definição de fração - um inteiro dividido em partes iguais. Novamente, os alunos se vêm em situação de produzir um argumento que assegure uma conclusão sobre um conjunto infinito, já que não é possível a exploração caso a caso. Abra um espaço para a discussão das estratégias utilizadas e peça para anotarem as conclusões.

 Material necessário:
Lousa, giz, livro didático, caderno do aluno, tampas de garrafa, bloco de madeiras, cartolina, data show. (vídeo sobre fração para ilustrar a aula), lápis, papel e borracha. Lista de exercícios diversificada para trabalharmos o raciocínio e exercícios relacionados ao SARESP e PROVA BRASIL.

Avaliação:
A avaliação dar-se-á de acordo o desenvolvimento dos alunos durante todas as aulas sempre com apresentações dos procedimentos utilizados para resolver os exercícios, a exposição dos alunos durante o bate-papo sobre os exercícios resolvidos, avaliação objetiva, interação entre professor-aluno, interação aluno-aluno, resolução da lista de exercícios e exposição dos trabalhos realizados em grupo e em individual (tarefa de casa).

Recuperação:


A recuperação ocorrerá continuamente e paralelamente a cada etapa desenvolvida, juntamente com auxílio do professor de apoio e material lúdico extra para melhor desenvolver o raciocínio matemático argumentando os possíveis resultados obtido,além de atividade bimestral em blog.
Nomes: Alíria Lauren Ferreira de Souza; Ana Laura de Miranda Reis Leite; Maria Gisleine Cabral Nunes da Silva ; Ursula Mara Vilela da Silva ; Valéria Aparcida Vendramini Pantojo ; Vicente de Paula Romelli; Vera de Fátima Albuquerque Pire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário