quarta-feira, 5 de junho de 2013

A matemática na era digital.


É de conhecimento geral que a que as mídias e as novas tecnologias tomam um espaço cada vez maior na vida das pessoas e que matemática causa “pavor” em grande parte dos alunos que a vêem como o monstro da escola. Eles conhecem as tecnologias de ponta mas ainda não se apropriaram da ideia de que a matemática, com seus conceitos, suas operações e gráficos fazem parte do nosso cotidiano.
Essa é uma disciplina com característica desafiadora e de clareza  com grande influência persuasiva em nossas vidas cotidianas.
Nós,professores, precisamos reconhecer o quanto nossa prática na Escola está distante em relação a outros processos que ocorrem na sociedade e que as TIC’s podem nos aproximar mais da realidade atual. O uso da tecnologia no ensino da matemática não depende do tipo de equipamento usado mas sim do modo como esse  equipamento é usado pelos professores no seu trabalho com os alunos. Planejamento é o segredo do sucesso.
Levando-se em conta que o conhecimento se constrói a partir das ações do sujeito, aprender matemática em ambientes informatizados leva o aluno desenvolver seu raciocínio através das práticas que compõe seu conhecimento prévio, de forma agradável e prazerosa.
Trabalhar com softwares e jogos educativos on line requer a criatividade e interesse por parte de professores e alunos, cabendo ao professor planejar em que momentos devem ser introduzidos buscando  torná-los um recurso pedagógico.
Segundo STAHL (2002) , um jogo educativo por computador é uma atividade de aprendizagem inovadora nas quais as características do ensino apoiado em computador e as estratégias de jogo são integradas para alcançar um objetivo educacional específico.
O jogo matemático é uma importante ferramenta para o ensino e aprendizagem pois colabora para a construção do conhecimento ajudando a desenvolver o raciocínio lógico, estimular a criatividade, a independência e a capacidade de resolver problemas.
Inserir a tecnologia na matemática ou vice-versa é uma forma de conciliar o útil ao agradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário